jornadas@hvetmuralha.pt
12 Março – Sala Fórum
Programa
- 08:30h
Abertura do Secretariado
- 09:15h
Sessão de Abertura
- 09:30h30 min
A evolução do mercado de pequenos ruminantes em Portugal
David Gouveia, GPP (Ler mais);
- 10:00h30 min
Exportação de Ovinos em Portugal
Tiago Serralheiro, Pasto Alentejano (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 10:30h30 min
Os borregos portugueses com o valor merecido em 2021.
Maria do Céu Salgueiro, APORMOR (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 11:00h
Pausa para café
- 11:30h30 min
Leilão de Ovinos de Évora: um mercado de referência.
Filipa Duarte, AJASUL (Ler mais) e Tiago Perloiro, ANCORME (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 12:00h30 min
Inovação e comercialização de produtos de carne de ovino.
Isabel Bulhão, ELIPEC (Ler mais)
- 12:30h20 min
Bem-estar no transporte de ovinos: uma oportunidade a não perder.
João Paisana, FMV-ULHT (Ler mais)
- 13:00h
Almoço
- 14:30h30 min
Melhoramento genético com raça… autóctone !?
Nuno Carolino, INIAV (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 15:00h30 min
Alimentação de borregos sem medicação.
Alvaro de la Serna Ernst, Trouw Nutrition (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 15:30h30 min
Carne de pequenos ruminantes: o que o consumidor deseja?
Gonçalo Queiroz, “Origens” Restaurante (descarregar apresentação)
- 16:00h30 min
Peeira em pequenos ruminantes – novidades diagnósticas e estratégias de controlo.
Cristina Baselga, EXOPOL (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 16:30h
Pausa para café
- 17:00h30 min
Inseminação artificial em ovinos de raça Saloia: efeito da cobrição natural pós IA
João Pedro Barbas, INIAV (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 17:20h20 min
Fertiland – Implementação de um sistema de Pecuária de Precisão
David Crespo, Fertiland (Ler mais)
- 17:40h20 min
O controlo sustentável das parasitoses dos mamíferos e aves com fungos predadores: o futuro é hoje!
Luís Madeira de Carvalho, FMV-UL (Ler mais) (descarregar apresentação)
- 18:00h30 min
Sessão de Encerramento
Orador a definir
WORKSHOPS
Workshop
Workshop de Lãs 100% Merino
Conhecer as diferentes características das Lãs é fundamental para podermos produzir Mais e Melhor Lã, e assim valorizar a produção Ovina. Venha aprender a classificar com a Engª Ana Carrasco, perita em lãs na ANCORME.
11 de Março | 15:00h – 17:30h
Local: Armazém das Lãs – ANCORME – CDAPEC (Ex-IROMA)
(destinado ao público em geral)
(inscrições obrigatórias)
(Pressupõe inscrição no evento de tipo A, B ou C).
Painel de Oradores
Ana Carrasco
Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora. Curso de Tipificação de Lãs pela DGDR- Direcção Geral de Desenvolvimento Rural. Pós-Graduação em Recursos Genéticos pela Universidade de Córdoba. Pós-Graduação em Qualidade Alimentar pela Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa. Mestrado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora. Técnica da FAPOC- Federação das Associações Portuguesas de Ovinicultores e Caprinicultores. Sócia da empresa AGRO.MÉTRICA.
Técnica da ANCORME- Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Merina e responsável
pelas seguintes áreas:
– Programa de Inseminação Artificial;
– Contrastes Lanares;
– Assistência a explorações de ovinos dos associados da Ancorme nomeadamente nos Controles de performance, inscrições no Livro de Nascimentos (LN) e Livro de Adultos(LA).
Alvaro de la Serna Ernst
Veterinario clinico especialista em nutrição de ruminantes.
Trabalha à mais de 30 anos em alimentação de ruminantes tendo passado a sua carreira profissionar em várias empresas de nutrição e diferentes cargos sempre relacionados com a área técnica de nutrição de ruminantes.
Atualmente trabalha na empresa Trouw Nutrition como chefe de produto de Ruminantes. É considerado como um dos pioneiros a trabalhar com alternativas ao uso de antibióticos na nutrição de ruminantes.
Cristina Baselga
Graduada em veterinária pela Faculdade de Veterinária de Saragoça (Espanha) onde se especializou em ruminantes, participando no Serviço Clínico de Ruminantes (SCRUM). Posteriormente realizou um Mestrado em Saúde e Produção Suína nas Universidades de Lérida, Saragoça e Complutense de Madrid.
David Crespo
Natural de Elvas, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Lusófona.
Desde sempre acompanhou a exploração familiar na Herdade dos Esquerdos, situada em Vaiamonte, empresa que hoje se conhece por Fertiland, uma exploração de ovinos de leite hoje com um efetivo de mais de 3000 ovelhas.
Trabalhou como assessor comercial e Gestor de Projecto na PECplus, onde desenvolvem software e ferramentas para a gestão Pecuária.
Em 2013 assumiu o cargo de Gerente da subsidiária uruguaia da empresa Fertiprado, onde também fez parte da equipa de negócio internacional deixando o projecto em 2019, regressando então a Portugal.
Assumiu funções como médico veterinário e de apoio à gestão na Fertiland em 2019.
Em inícios de 2021 assumiu o cargo de Gestor de Produto da Linha Pequenos Ruminantes da Hipra onde se encontra agora a trabalhar, tendo a seu cargo o acompanhamento de mercados como Portugal, Reino Unido, Irlanda, América Latina e Africa.
David Gouveia
Eng. Agrónomo
Diretor de Serviços de Competitividade do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura (desde 2011), unidade que acompanha os mercados agrícolas setoriais e a organização da cadeia de valor agroalimentar, a nível nacional e junto das instâncias europeias.
Assegura a coordenação da atuação do Ministério da Agricultura em termos de Planeamento Civil de Emergência Alimentar, junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e participa no Grupo de Acompanhamento conjunto como o Ministério da Economia que acompanha as condições de abastecimento alimentar criado no contexto da pandemia COVID-19, assim como a coordenação dos trabalhos da PARCA (Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar).
No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, durante o 1º semestre de 2021, integrou a equipa de negociação para o pacote regulamentar da Reforma da PAC pós-2020, com a responsabilidade de condução da negociação pela parte do Conselho, nos trílogos técnicos do regulamento da Organização Comum de Mercado (OCM), e respetiva preparação e apoio à negociação nos trílogos políticos e Conselho de Ministros.
Filipa Duarte
Licenciada em Engenharia Agrícola e Mestrado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Évora.
Diretora Geral da AJASUL – Associação de Jovens Agricultores do Sul.
16 anos de experiência no setor associativo, gestão de Agrupamento de Produtores e comercialização de animais.
Gestão de Produtos com Nomes Qualificados, Gestão de Livro Genealógico e Gestão de projetos.
Gonçalo Queiroz
A 4 de Agosto de 1985 nasce em Lisboa, Gonçalo Queiroz. Seus pais oriundos da Beira Alta em Portugal viviam então na cidade do Barreiro. Maria Irene Queiroz, sua mãe era professora primária, enquanto o pai, Jorge Queiroz era um conhecido e bem sucedido empresário informático na região.
Toda a sua juventude foi passada no Barreiro. Aos dezoito anos estudava Marketing na Escola Secundária Augusto Cabrita no Barreiro, mas apesar das boas notas, seguia para Évora para estar junto de sua mulher Eugénia, e mudar o rumo á sua vida. Na Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL) fez o curso profissional de hotelaria/restauração.
Começou a trabalhar na Bica do Sapato em Lisboa com o Chef António Alexandre, segiu-se o M’ar de ar Hotel Aqueduto em Évora com o Chef António Nobre e mais tarde o L’and Vineyards com o Chef Miguel Laffan, onde viria a ser Sous Chef.
Fez a abertura do Ecorkhotel em Évora, onde foi convidado pelo Turismo do Alentejo a fazer um tour promocional da região alentejana por Espanha.
Em 2013 ruma aos Emirados Árabes Unidos para chefiar a cozinha do restaurante Picante no Four Points by Sheraton no Dubai, restaurante esse que é 2 anos nomeado para melhor restaurante Europeu nos Emirados.
Em 2015 regressa a Portugal onde abre o Origens com a sua mulher Eugénia, com o conceito de produtos da região à procura da modernidade dos sabores alentejanos. Desde 2018 faz parte do livro vermelho, Guia Michelin.
Isabel Bulhão
Economista, sócia gerente da Agro Lucefecit Lda e administradora da ELIPEC – agrupamento de produtores de pecuária do Alentejo.
João Paisana
Foi responsável uma uma exploração leiteira durante mais de 25 anos .
Trabalha, desde 2018 como responsável da exploração da De-Levie Portugal, Lda
Docente na Faculdade de Medicina Veterinária, ULHT.
João Pedro Barbas
1982 – Licenciatura em Engenharia Zootécnica, com média de quinze valores pela Universidade de Évora (16/10/82).
1990 – Grau de Mestre em Produção Animal com a classificação de “Muito Bom”, pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.. Iniversidade Técnica de Lisboa (5/3/1990).
1999 – Doutoramento na Área Científica de Ciências Agrárias-Ciência Animal, com a classificação de Aprovado Com Distinção e Louvor pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1/3/1999).
Exerce as suas funções profissionais na Unidade de Biotecnologia e Recurso Genéticos do Instituto Nacional de Investigação Agrária, Estação Zootécnica Nacional, Quinta da Fonte Boa, L-INIA Santarém, com a categoria de Investigador Auxiliar.
Áreas de Investigação: técnicas de reprodução assistida, criopreservação de sémen de pequenos ruminantes, inseminação artificial com sémen refrigerado e ou congelado em pequenos ruminates e na identificação/resolução de fatores determinantes para a fertilidade/infertilidade, tanto em projetos de investigação como na conservação dos recursos genéticos animais.
Luís Madeira de Carvalho
Licenciatura em Medicina Veterinária. Doutoramento em Ciências Veterinárias, na área de Parasitologia e Doenças Parasitárias.
Docente de Parasitologia I, II e Doenças Parasitárias do curso de Medicina Veterinária desde 1987, atualmente o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) da FVM-ULisboa.
Tem 210 publicações científicas, entre teses, livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais e livros de resumos de congressos.
Coordena e/ou colabora em 35 projetos de Investigação em Parasitologia de Animais Domésticos, nomeadamente Cavalos, Ruminantes, Suínos, Carnívoros Domésticos e Aves, e Animais Silvestres.
Maria do Céu Salgueiro
De Montemor o Novo, licenciatura em Eng. Agr. em Évora e frequência na parte escolar do Mestrado em Economia Agrícola também na UE. Cerca de 30 anos de experiência no setor agro pecuário, como responsável de uma exploração agrícola familiar no concelho de Montemor e como dirigente associativa, Diretora da Apormor desde 2008 e Presidente do Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras, desde Março 2021, estrutura ligada à CAP.
Nuno Carolino
Doutoramento em Ciência e Tecnologia Animal e Mestrado em Produção Animal pela Faculdade Medicina Veterinária-UTL; Licenciatura em Eng. Zootécnica pela UÉvora. Presidente da Comissão Nacional de Coordenação e Acompanhamento do Plano Nacional para os Recursos Genéticos Animais. Ponto Focal Nacional para os RGAn na FAO e no European Regional Focal Point for Animal Genetic Resources. Membro da Comissão Gestão e Acompanhamento do BPGA. Direção da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA)
Tiago Perloiro
Licenciado em Engenharia Zootécnica pela UTAD.
Secretário Técnico da Raça Merina Branca e da Raça Merina Preta – ANCORME.
Vice Presidente para a Europa/ASIA da WFMB – World Federation of Merino Breeders.
Criador de ovinos de raça Merino Preto e bovinos de raça Mertolenga.
30 anos de experiência na organização e condução de Leilões de diferentes tipos.
Tiago Serralheiro
Hoje, com 24 anos é o CEO Industrial e o responsável pelo comércio internacional na Pasto Alentejano.
Natural de Sousel, Alto Alentejo, nasceu numa família com mais de 100 anos de história no setor ovino. A aprendizagem começou desde cedo e aos 16 anos foi viver para o Porto, onde completou a sua formação.
Com uma forte presença internacional desde a Alemanha ao Dubai, várias foram as feiras que contaram com a presença da Pasto Alentejano, como a GulFood e a Anuga.
A empresa alentejana comercializa em mais de 20 países e as perspetivas são de crescimento e evolução para outros territórios.
Hospital Veterinário Muralha de Évora 2021