Parasitas – 3 Dicas para Prevenir a Infestação no Cão e no Gato

por Mariana Orvalho, Médica Veterinária (Hospital Veterinário Muralha de Évora)

20-08-20202

Existem diversos parasitas externos que podem afetar o seu animal, como as carraças ou outros ácaros, as pulgas, as moscas e mosquitos, os piolhos, que causam não só comichão mas também podem ser portadores de parasitas que provocam doenças graves.

Actualmente, há uma grande variedade de produtos disponíveis. Nenhum infalível! Aqui fica a primeira dica para uma boa desparasitação externa:

1 Aplique uma coleira de longa duração (7-8 meses ou 1 ano) e associe uma pipeta mensal ou se preferir um comprimido com duração de 3 meses o que vai deixar o seu animal bem protegido contra ácaros (carraças e sarnas), pulgas (transmitem parasitas intestinais), mosquitos (transmitem Dirofilariose), moscas, piolhos e flebótomos (que transmitem a Leishmaniose).

2 Vacine o seu cão contra a Leishmaniose e aplique uma coleira desparasitante (com eficácia contra os flebótomos) ou pipetas mensais.

A Leishmaniose é uma doença provocada por um protozoário (um ser vivo unicelular e eucariótico). É transmitida pelos flebótmos (artópode semelhante aos mosquitos). É uma doença crónica (o animal tem de ser acompanhado medicamente para o resto da sua vida). Actualmente existe uma vacina com uma eficácia que ronda os 54%.

3 A zona do Alentejo é considerada de risco para a Dirofilariose, por isso deve testar o seu animal e protege-lo com um comprimido eficaz.

Os mosquitos Culex são transmissores de uma doença chamada Dirofilariose, também conhecidos como o verme do coração.