A visita ao veterinário

Para muitos donos, levar o seu gato ao veterinário é um momento que gera alguma ansiedade e preocupação. Saiba como tornar mais fácil a visita ao veterinário neste conjunto de dicas que o HMVE preparou para si:

  1. Coloque a transportadora em casa, num local onde possa ser reconhecida pelo seu gato como um objecto familiar. Incentive o seu animal a utilizar a transportadora colocando mantas, brinquedos ou até comida no seu interior.
  2. Transporte sempre o seu gato numa transportadora, de preferência rígida (confere mais segurança ao gato) e com um objecto (ex. brinquedo, manta) a que ele esteja habituado em casa. Não se esqueça que o seu gato pode sujar a transportadora durante a viagem, por isso é uma boa ideia ter alguma manta extra para quando voltar para casa.
  3. O uso de ferormonas sintéticas em spray dentro da caixinha ou dentro do carro pode ajudar a minimizar o stress do gato durante o transporte e deve ser aplicado 15 minutos antes da viagem.
  4. Se o seu gato não entrar espontaneamente na transportadora, deve colocá-lo com calma no seu interior. Se ele entrar na transportadora, pode envolvê-la com uma toalha grossa (contendo o cheiro do dono ou feromonas).
  5. Uma vez no carro, evite que a transportadora seja abanada durante o percurso, colocando-a no banco de trás com o cinto de segurança. Conduza com cuidado, evite música alta e fale calmamente para o tranquilizar.
  6. Ao chegar ao hospital mantenha seu gato dentro da caixa, mesmo que este esteja acostumado a usar peitoral e trela. Isso minimiza o stress. Mantenha uma postura calma e relaxada.
  7. Uma vez na recepção, nunca coloque a transportadora no chão, os gatos sentem-se muito vulneráveis. No HMVE existem mesas na sala de espera dos gatos e apoios junto ao balcão da recepção onde pode colocar a transportadora com o seu gato.
  8. No HVME as consultas são por marcação o que evita estar tempo excessivo na sala de espera com o seu gato, o que pode provocar situações de stress.
  9. Repita estes mesmos procedimentos na volta para casa.
  10. Por último, se tiver vários gatos, deve ter algumas preocupações quando os levar de volta para casa, após a visita ao hospital. Deixe o gato na transportadora durante algum tempo e veja como os seus gatos reagem. Se estiverem calmos, pode abrir a transportadora e deixar o seu gato juntar-se aos companheiros. Se sentir tensão entre eles, mantenha o gato dentro da transportadora numa sala separada pelos menos 24 horas para que volte a ter um odor familiar.

Para esclarecimento de dúvidas, por favor não hesite em contactar o HVME.

Porque no HVME cada gato é especial…

Clique aqui para adicionar seu próprio texto